Integração de um jogo sério no ambiente Moodle: Uma estratégia de gamification no ensino de lógica para computação

Autores/as

  • Leo Natan Paschoal Universidadede Cruz Alta
  • Mariane Regina Sponchiado Cassenote Universidadede Cruz Alta
  • Alex Vinícios Telocken Universidadede Cruz Alta
  • Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon Universidadede Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.25044/25392190.488

Palabras clave:

jogo serio, Moodle, gamification, lógica

Resumen

O presente artigo descreve a integração de um jogo de raciocínio lógico no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Tal experimento foi realizado por meio da inserção de um bloco no ambiente, objetivando proporcionar a utilização de jogos virtuais no ensino da disciplina de Lógica para Computação, caracterizando-se, assim, uma prática de gamification. Logo após a inserção do bloco, foi proposta a utilização do jogo desenvolvido aos acadêmicos matriculados na disciplina citada. Posteriormente foi aplicado o questionário SUS (System Usability Scale). A partir dos resultados tornaram-se evidentes as possibilidades e abrangências dessa integração por meio da usabilidade de software.

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Biografía del autor/a

Leo Natan Paschoal, Universidadede Cruz Alta

Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidadede Cruz Alta (UNICRUZ), Caixa Postal 838, 98.005-972, Cruz Alta – RS, Brazil

Mariane Regina Sponchiado Cassenote, Universidadede Cruz Alta

Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Caixa Postal 838, 98.005-972, Cruz Alta – RS, Brazil

Alex Vinícios Telocken, Universidadede Cruz Alta

Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidadede Cruz Alta (UNICRUZ), Caixa Postal 838, 98.005-972 Cruz Alta – RS, Brazil

Patricia Mariotto Mozzaquatro Chicon, Universidadede Cruz Alta

Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), Caixa Postal 838, 98.005-972, Cruz Alta – RS, Brazil

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Publicado

2015-12-30

Cómo citar

Natan Paschoal, L., Sponchiado Cassenote, M. R., Vinícios Telocken, A., & Mozzaquatro Chicon, P. M. (2015). Integração de um jogo sério no ambiente Moodle: Uma estratégia de gamification no ensino de lógica para computação. Teknos Revista científica, 15(2), 18–26. https://doi.org/10.25044/25392190.488

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